Pronunciation: stress and intonation

Sentence stress é fundamental para uma boa comunicação em inglês. Iniciantes no aprendizado da língua, devem aprender a respeito, desde as primeiras lições.

Ao aprendemos uma palavra em inglês, observamos significado, escrita (spelling), uso em diferentes contextos e pronúncia.

Fonética (estudo do sons da fala), foi até pouco tempo, negligenciada, sendo que boa pronúncia, ou uma pronúncia o melhor possível, é extremamente importante para não haver falha na comunicação, para se fazer compreender, para ser compreendido.

Stress é falar, soar palavras, ou partes de palavras, com mais ênfase do que outras.

E o inglês tem dois tipos básicos de tonicidade:

  1. Word stress (ênfase silábica)
  2. Sentence stress (ênfase de palavra)

O stress observado na sílaba da palavra, é o word stress. As sílabas em negrito nas palavras abaixo indicam qual é a sílaba tônica em cada uma delas, e falaremos mais sobre isso numa próxima lição:

  • important /ɪmˈpɔrtnt/
  • police /pəˈlis/
  • computer /kəmˈpjutər/
  • communication /kəˌmjunɪˈkeɪʃn/
  • interesting /ˈɪntrəstɪŋ/
  • difference /ˈdɪfrəns/
  • Brazil /brəˈzɪl/

Além do word stress, a segunda parte fundamental para uma boa compreensão e comunicação, é observar o sentence stress. Exemplos encontram-se no vídeo abaixo.

Sentence stress é o que ocorre quando uma palavra ou várias palavras, são ditas de modo mais enfático em uma sentença. 

A palavra ou as palavras principais da sentença – aquela ou aquelas que carregam o significado central do que está sendo dito – serão enfatizadas. Dependendo da palavra a ser enfatizada dentro da sentença, o significado, a ideia expressa, poderá mudar completamente.

Muitos falantes de português, queixam-se de que os falantes de língua inglesa falam muito rapidamente, ou “engolem” palavras. 

Em línguas silábicas como o portuguêsSYLLABLE-TIMED LANGUAGE, cada sílaba tem igual importância e, portanto, igual tempo é gasto em cada uma. 

O inglês, uma língua tônica STRESS-TIMED LANGUAGE entretanto, enfatiza as palavras importantes, enquanto passa rapidamente por palavras menos importantes.

E INTONATION, entonação, é o som resultante do aumento ou queda do tom de voz, sobretudo para enfatizar o sentido de uma frase.

Por exemplo, em perguntas, a voz se eleva em tom, no final da pergunta.

Hey Dylan↘️, how’s it going↗️?

Neste vídeo, Carina Fragozo, mostra alguns padrões de acento frasal (sentence stress) do inglês.

Passe a ouvir com atenção como os falantes nativos enfatizam as palavras tônicas. À medida que você começar a ouvir atentamente, você descobrirá que no inglês, palavras que você parece não entender, têm importância, mas não são determinantes para a compreensão do todo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *